Paróquia Agostiniana
Há mais de 40 anos, a Ordem de Santo Agostinhoassumiu o compromisso de RESTAURAR A ORDEM EM PORTUGAL, querendo voltar a enriquecer a Igreja portuguesa com o carisma agostiniano, presente neste País desde o século XII até à extinção das Ordens Religiosas no ano 1834.
Actualmente, a Ordem de Santo Agostinho conta com 2 comunidades religiosas no Patriarcado de Lisboa: desde o ano 1986 na Paróquia de Santa Iria de Azóia e desde o ano 2004 na Paróquia de São Domingos de Rana.
Ao longo destes anos, muitos frades agostinhos têm dedicado uma grande parte da sua vida ao serviço da Comunidade Cristã de Santa Iria de Azóia e São Domingos de Rana, semeando os ideais agostinianos de COMUNIDADE, INQUIETUDE, INTERIORIDADE e SERVIÇO À IGREJA.
Através da sua fé, trabalho, dedicação e carinho, com a Graça de Deus e o acolhimento dos cristãos destas duas paróquias, os Agostinhos podemos afirmar que podemos sentir o "cheiro a Santo Agostinho" , em palavras do nosso Cardeal Patriarca Dom Manuel Clemente.
Depois de quase 30 anos, são muitas as crianças, jovens e adultos que se sentiram chamados a viver a sua fé ao jeito agostiniano em Santa Iria de Azóia.
Atualmente, a nossa paróquia conta com os seguintes grupos agostinianos:
Juventude Agostiniana Portuguesa (JAP)
- Grupo Quase-ciaco
- Grupos Cassiciaco I, Cassiciaco II e Cassiciaco III
- Grupos Inquietudes I, Inquietudes II e Inquietudes III
- Comunidade Juvenil
Fraternidades Seculares Agostinianas
- Fraternidade "Hipona" (em formação)
- Fraternidade "Mãe do Bom Conselho"
- Fraternidade "Santa Rita" (em formação)
Comunidade de Mães Mónicas
Andarilhos de Santo Agostinho
Grupo Motard Santo Agostinho
Cicloclube Santo Agostinho
Imagem de Santo Agostinho (Capela de Barros, Igreja Matriz de Santa Iria)